A Febre Amarela Silvestre é uma doença infecciosa, viral e aguda, transmitida por vetores silvestres que pode levar à morte. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.
Diante do aumento da detecção de epizootias e casos humanos de Febre Amarela no Estado de São Paulo, e considerando que a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da Febre Amarela, a diretoria da Saúde com sua equipe formada por agente comunitário e enfermeiros, realizaram nos meses de março e abril, visitas domiciliares nas propriedades rurais do município, para busca ativa e vacinação contra a Febre Amarela.
A febre amarela silvestre (FAS) apresenta caráter sazonal, com maior incidência entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, o que aumenta a proliferação do mosquito vetor da doença. Assim, a Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses e a Divisão de Imunização, do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, da Coordenadoria de Controle de Doenças, da Secretaria de Estado da Saúde, divulgaram aos profissionais da saúde do ESP, o “Alerta Epidemiológico – Número 03/2024, de 23/10/2024”, visando intensificar as ações contra a doença antes do período sazonal em todo o território, incluindo a orientação para ampliação da cobertura vacinal nos municípios e para o fortalecimento das ações de vigilância.
Autor: José Roberto
Local: Quintana-SP