20 JAN 2023
Diretoria Municipal de Saúde promove campanha Janeiro Roxo

As Unidades básicas de saúde do município de Quintana, em conjunto com o setor de Vigilância Epidemiológica realizaram atividades de orientação e busca ativa de novos casos de Hanseníase na semana do dia 17 a 22 de Janeiro.

Quanto mais precoce o diagnóstico, menor o risco de transmissão da doença e menores as complicações e sequelas provocadas pelo comprometimento dos nervos periféricos que caracterizam essa patologia.

A Hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença. O paciente deixa de transmitir a doença para seus familiares ao iniciar o tratamento medicamentoso.

O tratamento da hanseníase é realizado por meio de medicamentos que são dispensados gratuitamente nas unidades de saúde.

A hanseníase tem cura.

Sinais da doença:
• Uma ou mais manchas de cor variada: esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada.
• Mancha com perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelos.
• Dor, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas.
• Nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos.
• Diminuição da força muscular das mãos, pés ou face.

Autor: Secretaria Municipal de Comunicação