Através da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com a Escola de Artes Action, o Governo de Quintana realizou nesse último sábado (05) a Noite Cultural, com o objetivo de fomentar a cultura e o lazer para a população, em especial às crianças e docentes da Rede Municipal de Ensino. Esteve presente nessa noite a pessoa de Fernando Itapuã, prefeito municipal, acompanhado pela Sra. Maria Angélica Braga, Diretora Municipal de Educação e do Sr. Elton Cassiano Bianchini, Secretário de Cultura e orador do evento. Também esteve presente o Sr. Paulo Henrique Batista Nunes, vereador, que representou nessa noite a Câmara de Vereadores.
Abrindo a noite de apresentações, as meninas Ellen Luz e Denise Trinca apresentaram danças de Ballet clássico e Dança do Ventre, respectivamente. Aberto ao testemunho para as duas dançarinas, Ellen (27) conta que é professora de dança no Projeto Oasis de Pompéia, revela que pratica dança há vinte anos, tendo começado desde os sete na escola de danças Selma Jonas em Pompéia; aos 15 anos de idade começa a ministrar aulas de danças nas escolas de Pompéia e também em Quintana. Já Denise (30), enfermeira, nos disse que pratica a Dança do Ventre há 11 meses em Marília, tendo como referência suas professoras Yara e Julia Ricci; sobre essa prática, Denise diz que tem sido extremamente marcante para sua saúde física e emocional: "_ tem sido minha terapia, descarrego todas minhas emoções na dança. Estou triste, vou dançar. Feliz, vou dançar. Ajuda na autoestima, na feminilidade na mulher. Ajuda a aceitar seu corpo como ele é."
A fala breve de Fernando Itapuã, prefeito municipal, foi direcionada ao contexto de educação e cultura. O mesmo disse sobre a importância do estimulo a cultura que toda a gestão pública deve ter, com o direcionamento de verbas e investimento direto para essa pasta; agradece o trabalho da pessoa de Elton Cassiano (Sartori), que se dedicou arduamente para a execução desse evento, nele também cumprimenta a todos os professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino, que se dedicam à educação e cultura na comunidade. Também faz uma saudação à Michele, coordenadora dos projetos esportivos, mencionando seu esforço no trabalho com as crianças e jovens, estimulando o esporte e incentivando a cultura.
O Grande espetáculo da noite ficou por conta da Escola de Artes Action com a apresentação de três peças teatrais: O Pequeno Príncipe, A Bela e a Fera, e Rei Leão, ambos clássicos da literatura e retratados de forma lúdica pelos artistas. A comoção pelas falas filosóficas do Pequeno Príncipe, os gritos das crianças pela Fera e o ressurgimento do príncipe para Bela, todos os movimentos, jogos de luzes e música que envolveram a apresentação do Rei Leao, provocaram as diversas expressões de emoção pela plateia, que se despediu com demorados aplausos.
Sobre a Escola de Artes Action, os fundadores Deriton e Lilian Lopes nos disseram que a escola está situada na cidade de Pompéia e tem mais de 10 anos de fundação, é composta hoje por mais de 80 alunos e proporciona aulas de artes, violão, telado, guitarra, contrabaixo, técnica vocal, pintura, desenho, teatro e dublagem. Atualmente estão na fase de captação de recursos pelo programa PROAC ICMS e pedem que empresas que tenham interesse pelo programa de isenção de impostos os procure o mais breve possível.
Dois filhos de Quintana, Eric Ruan (21) e Caio Nunes (16) fizeram parte da apresentação. Sobre Eric (21), estudante de Tecnologia da Informação, sua professora Lilian nos conta que o mesmo começou a frequentar as aulas de artes desde outubro do ano passado (2022), sendo destaque nas aulas e apresentações, é definido pelo professor Deriton como um exemplo de dedicação e esforço: “_ Eric é um moço que vai longe!”, disse. Perguntado ao aluno Caio Nunes, que estuda o segundo ano do Ensino Médio e está há 6 meses cursando teatro na Action, diz que foi uma experiencia singular estar em Quintana, se sentiu em casa na apresentação; também revela que atuar é uma experiencia de liberdade, um verdadeiro "calmante" em sua vida. Ambos, Eric e Caio, agradecem o acolhimento e a valorização de seu trabalho em Quintana
Concluindo a noite, os alunos da professora Michele apresentaram embaixadinhas ao som de "É uma partida de Futebol" (de Skank). Todos os presentes saíram da noite de sábado com um gosto de “quero mais”. Os diversos testemunhos dos mais variados sentimentos de emoção pós evento revelam a importância do mesmo para a comunidade quintanense, pois para muitos que ali estavam, essa foi a primeira oportunidade de assistir a uma peça de teatro. Esse incentivo vem acontecendo desde o inicio da atual gestão, aliado à educação e lazer, a cultura é pilar fundamental de Quintana, que é uma Joia de Cidade!