16 MAI 2022
Diretorias de Saúde e Educação incentivam o combate à dengue nas escolas municipais
As Diretorias Municipal de Saúde e Educação e Cultura, em parceira com o Conselho Municipal de Saúde promoveram na última semana a campanha de conscientização contra à dengue nas escolas da rede municipal, a ação que contou com apoio de professores, alunos e profissionais da saúde promoveu palestras que destacaram a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, mantendo os quintais e terrenos limpos e efetuando o descarte correto dos materiais orgânicos e recicláveis, também foram elaborados cartazes que foram afixados em pontos estratégicos do Município como repartições e órgãos públicos, além do comércio local.
Caso sinta alguns dos sintomas abaixo listados procure sua unidade de saúde:

Dengue clássica
  • Febre alta com início súbito (39° a 40°C);
  • Forte dor de cabeça;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Perda do paladar e apetite;
  • Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores;
  • Náuseas e vômitos;
  • Tontura;
  • Extremo cansaço;
  • Moleza e dor no corpo;
  • Muitas dores nos ossos e articulações;
  • Dor abdominal (principalmente em crianças).
Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica. A diferença é que quando a febre diminui, por volta do terceiro ou quarto dia surgem hemorragias por causa de sangramentos de vasos na pele e em órgãos internos. Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória. Quando acaba a febre começam a surgir os sinais de alerta:
  • Dores abdominais fortes e contínuas
  • Vômitos persistentes
  • Pele pálida, fria e úmida.
  • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
  • Manchas vermelhas na pele
  • Comportamento variando de sonolência à agitação
  • Confusão mental
  • Sede excessiva e boca seca​
  • Dificuldade respiratória
  • Queda da pressão arterial.
Autor: Secretaria Municipal de Comunicação